quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOS Florestas- Vídeo discute o novo Código Florestal Brasileiro


O Expedições lança o SOS para as Florestas do Brasil. O novo e polêmico texto do Código Florestal Brasileiro, contestado por cientistas, ambientalistas e movimentos sociais, dá anistia parcial aos desmatadores irregulares. Além de diminuir a proteção das margens dos rios, flexibilizar as restrições ambientais e favorecer a expansão do agronegócio sobre os biomas brasileiros.
A opinião de cientistas sobre os serviços ambientais prestados pelas florestas e sobre os perigos de enxurradas para as comunidades que vivem em margens de rios e encostas desflorestadas. Com as mudanças climáticas e as recentes catástrofes ambientais da Região Serrana do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, o programa faz um alerta: alterações em nosso Código Florestal, sem respaldo científico, podem provocar o esgotamento de nascentes, dos lençóis d'água, a perda da biodiversidade, além de ameaçar a segurança das populações.


O Expedições investiga o processo de exploração das riquezas naturais no Brasil: um país que traz as marcas do pensamento extrativista dos ciclos econômicos do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do café e que, até hoje, utiliza antigos modelos de produção.
O espisódio SOS Florestas mostra de que forma os projetos de lucro rápido acabam por provocar a degradação do meio ambiente, o esgotamento da água e a negação do direito à terra para as populações de baixa renda, iniciando um ciclo de desrespeito às populações e de injustiça social.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes