quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jardim Botânico fará lista vermelha de plantas do Brasil

Em maio será apresentada à União Internacional para a Conservação da Natureza quais são as árvores do país em risco de extinção


A copa da castanheira na Amazônia, uma das árvores em risco listadas pelo Ibama André Coelho/13-4-2010



O Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ) vai avaliar cinco mil espécies da flora brasileiras ameaçadas de extinção até maio deste ano. O trabalho vai determinar quais delas entrarão nas chamada lista vermelha (que define as mais vulneráveis) da União Internacional para Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature, IUCN).
A organização reconheceu, no início do ano, o CNCFlora como uma Autoridade em Listas Vermelhas de Plantas Brasileiras. Dois especialistas do Brasil, Gustavo Martinelli e Miguel de Moraes, estão em Abu Dhabi, onde foram oficialmente apresentados aos demais integrantes da IUCN no segundo Encontro de Grupos de Autoridades em Listas Vermelhas.
- Não só poderemos produzir uma lista embasada cientificamente, como o país será capaz de subsidiar tomadores de decisão e nortear esforços de conservação nacionais para as espécies ameaçadas da flora – disse Martinelli.
Para realizar o trabalho no Brasil, será mobilizada uma equipe de 14 avaliadores de risco de extinção de plantas. As listas de espécies vulneráveis será revisitada pelos especialistas. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, mantém na internet uma descrição de plantas brasileiras em risco de extinção. O Ibama também publicou sua Lista Oficial de Flora Ameaçada de Extinção.
De acordo com Miguel de Moraes, é necessário saber o real estado de conservação da flora do Brasil. Ele defende a avaliação de toda as espécies do país reconhecidas pela ciência, que hoje somam 42.859.
Cláudio Motta para O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes