quinta-feira, 29 de março de 2012

Curitiba, 319 anos – vamos repensar nossa cidade?


Vista aérea do parque Barigui em Curitiba,PR

Curitiba é chamada, em todo Brasil, de “capital ecológica”. Há dois anos, a cidade foi escolhida para receber o prêmio “Globe Award Sustainable City”, que é ofertado por uma sociedade sueca cujos membros são empreendedores preocupados com sustentabilidade.

A fama é resultado de um árduo trabalho na área ambiental desenvolvido ao longo dos anos, que teve como uma de suas primeiras ações a campanha que estimulava a reciclagem de resíduos. A campanha, lançada na década de 90, era estrelada pela Família Folha – personagens que representavam a família curitibana. Quem não se lembra do jingle “Lixo que não é lixo, não vai para o lixo. Se-pa-re”?  Desde então, a capital paranaense se tornou referência e destaque na coleta seletiva de lixo, feita, até hoje, em toda a cidade.

Além disso, Curitiba possui uma das maiores concentrações de área verde do país. Atualmente a cidade conta com 30 áreas protegidas – 13 bosques, 15 parques, além do Jardim Botânico e do Passeio Público.

Grande parte destes parques surgiu na década 70, quando terrenos ainda vagos, que poderiam ser irregularmente ocupados pela população, foram transformados em áreas de preservação. Um deles é o Parque Barigui, com seu imenso lago de 230 mil m2 que auxilia na contenção de cheias do rio que dá nome ao parque. Com esta iniciativa, além de resolver a questão do saneamento e evitar problemas sérios como enchentes, o governo municipal ofereceu à população nova opção de lazer.

No entanto, vemos diariamente sinais que ameaçam a continuidade dessa posição. Nestes 319 anos de Curitiba temos muito a comemorar. E também muito a ser reavaliado. Em sua opinião, o que deve ser repensado?

1 comentários:

RPPNM Airumã - Reserva Particular do Patrimônio Natural no Município de Curitiba disse...

Olá, os temas do blog são muito interessantes, inclusive a questão das áreas verdes de Curitiba e suas matas nativas. Tentei seguir o blog, mas sem sucesso. Como não sei quem é o responsável por ele, gostaria de entrar em contato. Peço a gentileza de acessar o meu blog www.airumaestacaoambiental.blogspot.com ou telefonar para Terezinha Vareschi no 3016-9346/9610-5084. Creio que podemos unir esforços em torno de uma causa comum e trocar informações, conhecimento, experiências, entre outros. Grata!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes