quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pesquisa mostra que 84% das pessoas acreditam que serão afetadas pela perda da biodiversidade


Uma consulta pública feita com cidadãos de 25 países – 19 destes pertencentes ao mundo em desenvolvimento – revelou que 74% estão muito preocupados com a perda de biodiversidade no planeta.

A consulta, feita em 15 de setembro, revelou também que outros 22% dos entrevistados estão um pouco preocupados com a perda de biodiversidade, 1,67% não estão preocupados e 1,71% não sabem ou não quiseram responder.

Além disso, 84% dos pesquisados acreditam que a maioria das pessoas será afetada pela perda de biodiversidade, enquanto 12,7% creem que poucos serão afetados. Cerca de 42% acham que seu país em particular será afetado, 24,2% acreditam que sua cidade ou vila sofrerá consequências com a perda de biodiversidade e 27,5% creem que serão pessoalmente afetados. Apenas 0,61% acreditam que ninguém sofrerá com a perda.

A consulta faz parte do projeto Visões Globais Sobre Biodiversidade, que tem como objetivo engajar a sociedade na criação de políticas para um planeta mais saudável e sustentável. “É muito importante que as agendas de pesquisa sejam definidas não apenas pelos cientistas, mas também pela sociedade”, comentou Alberto Pellegrini, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.

Cerca de 80% dos participantes do projeto, que antes afirmavam saber pouco, muito pouco ou nada sobre biodiversidade, declararam que aprenderam um pouco ou muito sobre o assunto durante a participação no projeto.

“A biodiversidade não significa a mesma coisa para todos. Para alguns é um valor agregado às suas vidas, para outros concorre com seu desejo de ser capaz de ganhar a vida com suas terras – mesmo se eles têm um desejo genuíno de aumentar a biodiversidade”, observou Lars Klüver, diretor do quadro dinamarquês de tecnologia do projeto, ao SciDev.Net.

Os resultados completos da consulta devem ser apresentados na 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorrerá em outubro em Hyderabad, na Índia.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes